CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

quinta-feira, 13 de março de 2014

FEPESE, IBAMA E MPA. SE REÚNEM EM DEFESA DA NATUREZA A FEPESE PROVOCOU A REUNIÃO, OS PEIXES ESTÃO OVADOS!

REUNIÃO COM OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA PESCA E MEIO-AMBIENTE NO ESTADO.
CRISTINA  DA ASSOCIAÇÃO DO POVOADO FAZENDA NOVA DA CIDADE DE PACATUBA, COLÔNIA Z 8 PRÓPRIA. MARIA ZILDA DA ASSOCIAÇÃO DE MULHERES PESCADORAS DE NEÓPOLIS, DADINHO DA COLÔNIA Z 7 DE NEÓPOLIS, FAUSTO DA COLÔNIA DE NEÓPOLIS, JOSÉ MARCOS DA FEPESE, Dr. MANOEL RESENDE, SUPERINTENDENTE DO IBAMA, CONCEIÇÃO DA COLÔNIA Z 16, BREJO GRANDE E Dr. ERHARD, ASSESSOR JURÍDICO DA FEPESE, PARTICIPOU TAMBÉM DA REUNIÃO O SUPERINTENDENTE DA PESCA EM SERGIPE.
A FEPESE preocupada com a quantidade de peixes que esta sendo capturados no baixo São Francisco, informação recolhida no “I ENCONTRO DE PESCADORES E PESCADORAS DE SERGIPE: EM BUSCA DE SOLUÇÕES”, esta informação foi colhida das Colônias e Pescadores da Região, como o período de defeso encerrou-se no final de fevereiro e agora estando permitida a pesca tem sido encontrado nas redes um grande número de peixes ainda sem desovar, porém como depois de capturado a condição de resgate é muito difícil e quando se coloca as redes não se sabe o que irá conseguir alcançar, a comunidade de pescadores que é consciente e vem buscando preservar a natureza  demonstrou a sua preocupação com o assunto e José Marcos Presidente da FEPESE não hesitou em comunicar o fato ao IBAMA que há algum tempo já havia feito um estudo sobre este assunto.

O PRESIDENTE DA FEPESE, JOSÉ
MARCOS E O Dr. ERHARD
O Superintendente do IBAMA, Dr. Manoel Resende, extremamente solicito e preocupado com os assuntos naturais, convocou uma reunião em sua sede na tarde do dia 12/03 para debates, onde foram convidados as diversas colônias e associações representativas da região além do Superintendente da Pesca em Sergipe e a Federação de Pescadores. Os representantes apresentaram as informações sobre o que tem preocupado por encontrado ao longo do Rio São Francisco (baixo), peixes ovados, depois foi explanado sobre o assunto os Técnicos do IBAMA explanaram sobre os estudos que já fizeram na região. Como tem sido recorrente a informação de peixes ovados deverá se aprofundar nos detalhamentos para que depois de debatido e se for entendido a necessidade far-se-á a continuidade deste estudo e se for tecnicamente provado poderá ser modificado o período de defeso, afirmou Manoel Resende - Superintendente do IBAMA. 
A compreensão geral é que muitas situações podem ser decorrentes da artificialidade provocada pelo ser humano, como as barragens das hidroelétricas e a diminuição da vazão do rio, o avanço das aguas salgadas e ainda a proximidade das populações ribeirinhas, mas o pescador esta atento e mostrou a sua condição de participe neste processo, disse José Marcos (FEPESE).   
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário