CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

terça-feira, 1 de abril de 2014

PESCADORES TERÃO ACESSO Á LINHA DE CRÉDITO E ASSISTÊNCIA

Plano Safra é apresentado por representante do Ministério da Pesca.
Com uma produção de oito mil toneladas de pescados no ano de 2013 e consumo per capita de 15 kg por ano, conforme média nacional, Sergipe é identificado como uma região em potencial para a ampliação da atividade pesqueira, sendo pioneira da realização do Iº Encontro Regional do Plano Safra da Pesca e Aquicultura de Sergipe para a discussão sobre o fomento á produção de pescados. Esse foi o objetivo do que aconteceu durante três dias na sede do Ministério da Pesca no estado, onde foram reunidos representantes das superintendência dos ministérios de Alagoas, Bahia e Pernambuco, da Federação dos Pescadores de Sergipe (FEPESE), bem como sindicatos, colônia e associações.

Segundo o Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no estado, José Heriberto Pinheiro Vieira, o encontro serviu para esclarecer o acesso a linha de credito disponibilizada pelo governo Federal aos pescadores, no momento de 4,1 bilhões para todo o País para investimentos em tecnologia de produção de pesca e aquicultura, uma vez que o Brasil possui a condições favoráveis á expansão. “Temo a maior reserva de água doce. O potencial do País é grande e, por isso, foi criado o Plano Safra, o qual visa não somente a facilidade de linha de crédito, mas também a assistência técnica aos pescadores artesanais, armadores e cooperativas, para que tenham um aumento na produtividade Sergipe é um estado favorável, pois além da exploração oceânica, temos as bacias e estuários que nos permite ampliar a produção. Investir em tecnologia de produção e discutir uma estratégia de produção e consumo foram os assuntos abordados durante o evento”, destacou José Heriberto.

Representando a superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura de Recife no encontro, engenheiro de Pesca Bruno Oliveira ressaltou a importância de reuniões periódicas que busque o saneamento de problemáticas que impedem o maior desenvolvimento da pesca nos estados. “Irei levar a experiência aqui vivenciada para o superintendente de Pernambuco, pois é preciso existir esse debate e acompanhamento das ações voltadas a esse fomento de produção, que chega não somente em forma de linha de Crédito, mas também de assistência técnica, hoje um dos grandes problemas enfrentados pela cadeia produtiva, para que se possa alcançar o aumento sustentável da produção. E esse tipo de evento é muito importante porque reúne as instituições bancárias com pescadores, com todos os profissionais envolvidos na área. Acredito que um encontro semestral seria o ideal para acompanhar o andamento das resoluções”, afirmou Bruno Oliveira .

Na avaliação do presidente da Federação dos Pescadores de Sergipe (FEPESE), José Marcos Santos de Menezes, a discussão chegou tardiamente, tendo em vista que o projeto Plano Safra foi lançado em 2012 e, por conta da burocracia, foi efetivamente implantado no estado. “Nós queremos avanços concreto de que o projeto irá funcionar em Sergipe, pois nenhum contrato foi até o momento firmado por conta da democracia. È preciso que o governo avance nas questões do licenciamento, bem como na assistência técnica. O evento é resultado do passo que a FEPESE deu no sentido de cobrar, pressionar os órgãos envolvidos para fazer o projeto se concretizar” , frisou.

De acordo com o superintendente Federal José Heriberto, os esforços estão sendo feitos para que os entraves sejam superados e Sergipe aumente a produção. “O estado tem potencial e estamos nos esforçando para que a maior parte dos recursos de R$ 4,1 bilhões venha para Sergipe. Vamos fomentar a modernização da frota dos barcos, temos o projeto de implantação, até o final deste ano, para a criação de oito parques de aquicultores, sendo um em Xingó, para a criação de tilápias que beneficiará mais de 100 famílias de pescadores. Já nos municípios de Pacatuba, |Indiaroba, Estância e Brejo Grande será a produção de ostra” , destacou. 

fonte: Jornal da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário