CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

quarta-feira, 7 de maio de 2014

CULTIVO DE PESCADO COMO ALTERNATIVA CONTRA A FOME SERÁ DEFENDIDO PELO BRASIL DURANTE CONFERÊNCIA DA FAO NO CHILE.

Ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, participa do evento e assina protocolo de intenções para transferência de tecnologias com o governo chileno

O pescado como alternativa para combater a fome e a miséria leva o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, ao Chile, nesta segunda-feira (5). Ele participa, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto e da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, da 33ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, que estará centrada em consolidar o fortalecimento do desenvolvimento regional na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza extrema, a promoção do desenvolvimento sustentável da agricultura e a transição para sistemas alimentares inclusivos e eficientes. A secretária nacional de ordenamento e planejamento da Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, também estará presente.

O ministro brasileiro que trata do desenvolvimento do setor da pesca e da aquicultura aproveita para assinar acordo bilateral com o Chile na área do cultivo de pescados, setor que se destaca no país vizinho, grande exportador do salmão criado em suas fazendas marinhas. Este é o primeiro compromisso de Eduardo Lopes na manhã de terça-feira (6), na Capital chilena, Santiago. “O Chile tem muito a nos ensinar em aquicultura marinha e é importante que estejamos próximos. Além disso, acredito que muitos dos avanços obtidos no Brasil, nos últimos anos, também são do interesse dos chilenos, que tem aqui um grande mercado para o salmão”, argumentou Lopes. Ainda na terça-feira, o ministro se encontra com o diretor executivo do Centro Tongoy de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia do Chile, Axel Klimpel.

Está marcado para quarta-feira (7) um encontro entre o ministro da pesca e aquicultura e o diretor geral da FAO, José Graziano. No mesmo dia acontece a reunião ministerial da Conferência Regional da FAO, com a presença de representantes de 33 países. Na quinta-feira Eduardo Lopes se desloca para Puerto Montt, onde conhece projetos de aquicultura marinha e empresas chilenas que são referência em produção de pescados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário