CNPA

CNPA
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS PESCADORES E AQUICULTORES

terça-feira, 17 de junho de 2014

PRESIDENTE DA FEPESE QUER A VIABILIZAÇÃO DE UM PROGRAMA QUE VISE PREVENIR O CÂNCER DE PELE ENTRE PESCADORES NO ESTADO DE SERGIPE.

 
O presidente da FEPESE, José Marcos e o
Pescador Cosme Alexandre
"O Governo do  Estado de Sergipe precisa urgentemente criar um programa para cuidar permanentemente da saúde dos pescadores e pescadoras de Sergipe" afirma o Presidente da FEPESE, José Marcos Menezes.
 
Os Pescadores e pescadoras passam horas expostos ao sol para conseguirem o sustento de suas famílias e acabam colocando a própria saúde em alto risco.

E quando amanhece o dia. Eles e Elas já estão com redes de pesca em mãos para lançar às águas. É assim que se inicia a rotina de trabalho de centenas de pescadores e pescadoras do Estado de Sergipe e de todo o Brasil.

Sempre os trabalhadores da pesca iniciam muito cedo o seu trabalho de pescaria, quando o sol ainda está ameno, eles precisam contar com a sorte para pescarem uma quantidade de peixes suficiente para manterem o sustento de suas famílias. No entanto, quando ‘a maré não está para peixe’, o que resta aos pescadores é a exposição, por horas, ao sol quente, o que acaba, na maioria das vezes, lhes causando doenças, a exemplo do câncer de pele.

Preocupado e pensando em reivindicar e beneficiar pescadores e pescadoras de Sergipe,  no que diz respeito aos cuidados com a pele, o Presidente da FEPESE junto com os Presidentes de Colônias e Associações de Pescadores, vai pedir providências aos deputados estaduais para viabilizar a aprovação de um Projeto de Lei, no sentido de 'CRIAR UM PROGRAMA ESTADUAL DE COMBATE E PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE"
A MÃOS DO PESCADOR COSME
ALEXANDRE
O projeto encarrega o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, com o apoio do Ministério da Saúde para regulamentar e a executar o programa. Fornecendo às secretarias Municipais de Saúde, conhecimentos técnicos e cursos a respeito do câncer de pele, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer, a cada ano, acomete milhares de pessoas no Brasil.

A aprovação do Projeto com certeza será recebido  com alegria por pescadores e pescadoras de Sergipe.
O pescador Cosme Alexandre dos Santos (59), afirma que durante os dias de trabalho na pesca, passa o dia praticamente todo exposto ao sol e que apesar de, às vezes, usar filtro solar durante suas pescarias; não tem condições de se proteger comprar os produtos adequados para se proteger diariamente e alguns sintomas já estão aparecendo em sua pele. O filtro solar é muito caro e, na maioria das vezes, vou para a pescaria sem proteger a pele. Fico satisfeito com esse projeto de lei que pode nos beneficiar”, comentou o pescador.
Cosme alexandre com muita tristeza diz que  “algumas vezes, eu até procuro ir pescar quando o sol esta fraquinho, mas fica difícil, porque quanto mais sol, melhor para a pescaria. Então, o jeito é tentar se proteger”.

Para o Presidente da FEPESE, a criação do programa é importante porque pode evitar que muitos pescadores passem pelos mesmos problemas que muitos pescadores no Brasil estão enfrentando, principalmente quando descobrem que tem câncer de pele.

As manchas começaram a aparecer no corpo de Cosme Alexandre. E o presidente da Federação dos Pescadores do estado de Sergipe, vem dando total atenção ao caso de Alexandre e outros casos. O presidente não quer que esses problemas de saúde, aconteçam com outros pescadores e ele e os presidentes de entidades ligadas ao setor pesqueiro,  esperam que esse projeto seja útil no sentido de cuidar da Saúde do Pescador.

Sintomas de câncer de pele e prevenção

O aparecimento de feridas que não cicatrizam; surgimento de manchas escuras, marrons ou pretas que não desaparecem ou qualquer mudança na tonalidade da pele, por mais simples que pareça, podem ser sintomas dos tipos mais comuns de câncer de pele.

Para prevenir a doença, os especialistas aconselham o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), a exemplo de filtro solar, que deve ser aplicado 20 minutos antes de expor a pele ao sol; chapéus, sombrinhas, bonés, saídas de praia e roupas claras, que absorvem com menos intensidade os raios ultravioletas e evitar ficar exposto ao sol no período entre 10 e 15h.

A utilização do filtro solar é importante mesmo que se faça uso de chapéus ou bonés, pois os raios ultravioletas podem ultrapassar essas superfícies e alcançar a pele. Os lábios também devem ser protegidos com batons que contenham filtro solar, evitando ressecamento e supostas rachaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário